Close Menu
Palmeiras FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Palmeiras FM sexta-feira, 25 setembro
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Mãe desabafa após passar quase quatro anos longe dos filhos: ‘Tudo que fiz foi pensando neles’

    setembro 25, 2026

    Eleições 2026: veja como foi o dia dos candidatos ao governo do Tocantins nesta quinta-feira (24)

    setembro 24, 2026

    Chuva de granizo e vento causam estragos em escola e interrompem aulas no TO; VÍDEO

    setembro 24, 2026

    Carreta desgovernada atinge hotel após se soltar de caminhão no interior do Tocantins

    setembro 24, 2026

    ‘Chega a ser cruel’, diz Roberta Miranda sobre 1 milhão de novos seguidores de Rick após morte

    setembro 25, 2026

    Grupo Pagode vence o Estrelas da Casa

    setembro 25, 2026

    ‘Minha Melhor Amiga’ leva 4 milhões ao cinema e vira desculpa perfeita para ‘encontrão’ de amigos

    setembro 25, 2026

    Uana acende ‘Estrela’, álbum em que amplia a conexão dos ritmos do Recife com o universo da música eletrônica

    setembro 25, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Unidade de Mistura da Mosaic em Palmeirante.

    julho 14, 2025

    A Prefeitura Mun. de Palmeirante, Reuniu com ATS Nesta semana para fecha uma parceria com o objetivo de realizar extensão de rede no novo setor do Distrito Paciência.

    julho 4, 2025

    Prefeito Municipal de Palmeirante foi a DF- CAPITAL DO BRASIL- Em busca de recursos para mais investimento na cidade de Palmeirante na Saúde, Educação e Assistência Social …

    março 15, 2025

    Grupo Pagode vence o Estrelas da Casa

    setembro 25, 2026

    ‘Chega a ser cruel’, diz Roberta Miranda sobre 1 milhão de novos seguidores de Rick após morte

    setembro 25, 2026

    ‘Minha Melhor Amiga’ leva 4 milhões ao cinema e vira desculpa perfeita para ‘encontrão’ de amigos

    setembro 25, 2026

    Uana acende ‘Estrela’, álbum em que amplia a conexão dos ritmos do Recife com o universo da música eletrônica

    setembro 25, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Palmeiras FM
Home»Tocantins»Justiça dá prazo de 10 dias para Governo do TO restabelecer estrutura da Vice-Governadoria; entenda
Tocantins

Justiça dá prazo de 10 dias para Governo do TO restabelecer estrutura da Vice-Governadoria; entenda

maio 28, 2026Nenhum comentário1 Visitas

Decisão suspende lei que extinguiu cargos e estrutura de apoio de Laurez Moreira
Divulgação/Governo do Tocantins
A Justiça determinou, nesta quinta-feira (28), que o Governo do Tocantins restabeleça integralmente a estrutura administrativa, física e de pessoal da Vice-Governadoria no prazo de 10 dias. A decisão liminar atende a um pedido de tutela de urgência feito pelo vice-governador Laurez Moreira (PSD).
A decisão foi assinada pelo juiz Roniclay Alves de Morais, da 1ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Palmas. A determinação ocorre após o governo ter extinguido cargos e reduzido a estrutura de apoio do gabinete da Vice-Governadoria por meio de uma medida provisória convertida na Lei nº 4.990/2026. Caso a ordem judicial não seja cumprida no prazo estipulado, o magistrado fixou multa diária de R$ 5 mil, limitada ao valor total de R$ 100 mil.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Em nota, o Governo do Estado informou que a Procuradoria-Geral do Estado ainda não foi notificada da decisão. Disse também que, caso seja intimada oficialmente, irá analisar o teor da determinação judicial e poderá entrar com recurso.
Segundo a decisão, o Estado deve garantir o retorno do gabinete ao Palácio Araguaia, a reativação de cargos comissionados, a devolução de veículos oficiais e o restabelecimento da equipe de segurança, que havia sido reduzida de sete para dois militares.
Palácio Araguaia, sede administrativa do governo do Tocantins
Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins
LEIA TAMBÉM:
Carro da Prefeitura de Palmas é flagrado em vaga para idosos no mesmo dia de ação educativa
Jovem que perdeu o pé e morreu em acidente era estudante de nutrição e sonhava em crescer na profissão
Suspeito de tráfico que tinha vida de luxo foi alvo de duas operações simultâneas em Palmas
Agora no g1
Ao analisar o caso, o juiz considerou que houve um “esvaziamento material” das funções de Laurez Moreira. O magistrado destacou que o governador não pode extinguir cargos ocupados por “ato unilateral” (vontade de apenas uma das partes) e que a retirada da estrutura compromete a “integridade física e o regular funcionamento das atribuições constitucionais” do vice-governador.
No processo, Laurez alega perseguição política. O gabinete da Vice-Governadoria teria sofrido cortes severos após o retorno de Wanderlei Barbosa ao cargo, resultando na remoção das instalações da sede do governo e no corte de cartões corporativos.
Linha do tempo dos acontecimentos
As mudanças na estrutura do governo e a movimentação política se intensificaram após o afastamento do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no dia 3 de setembro de 2025.
Barbosa foi afastado por 180 dias no âmbito da segunda fase da “Operação Fames-19”, que investiga um suposto esquema de desvio de recursos públicos na compra de cestas básicas durante a pandemia de Covid-19. De imediato, o vice-governador Laurez Moreira assumiu o comando do Executivo estadual.
Laurez permaneceu na chefia do governo até 5 de dezembro de 2025, data em que o titular retornou às funções e Laurez reassumiu seu posto na Vice-Governadoria.
Segundo o relato do vice-governador, foi a partir desse retorno que se iniciaram medidas administrativas para o esvaziamento de seu gabinete, incluindo a supressão de veículos oficiais, o corte de cartões corporativos de abastecimento e a redução de sua equipe de segurança.
A crise institucional se agravou em 14 de janeiro de 2026, quando o gabinete da Vice-Governadoria foi removido fisicamente das dependências do Palácio Araguaia, sede do Governo do Tocantins.
Pouco depois, em 30 de janeiro, o Estado editou uma Medida Provisória que extinguia formalmente a estrutura de pessoal e o apoio administrativo do órgão. Essa medida foi convertida na Lei estadual nº 4.990 em 1º de abril de 2026, consolidando o desmonte da estrutura de apoio que agora a Justiça determinou que seja recomposta.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Mãe desabafa após passar quase quatro anos longe dos filhos: ‘Tudo que fiz foi pensando neles’

setembro 25, 20260 Visitas

Eleições 2026: veja como foi o dia dos candidatos ao governo do Tocantins nesta quinta-feira (24)

setembro 24, 20260 Visitas

Chuva de granizo e vento causam estragos em escola e interrompem aulas no TO; VÍDEO

setembro 24, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Biólogo do Tocantins vai realizar sonho de infância ao participar de expedição na Antártica: ‘Diferente de tudo’

dezembro 21, 2024538 Visitas

Mariah Carey vai cantar no The Town 2025 em dia que terá Jessie J e Ivete Sangalo

fevereiro 18, 2025120 Visitas

Unidade de Mistura da Mosaic em Palmeirante.

julho 14, 202595 Visitas

Prefeito Municipal de Palmeirante foi a DF- CAPITAL DO BRASIL- Em busca de recursos para mais investimento na cidade de Palmeirante na Saúde, Educação e Assistência Social …

março 15, 202556 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

kingbetting kingbetting giriş kingbetting güncel jojobet jojobet giriş jojobet güncel ngsbahis ngsbahis giriş ngsbahis güncel casibom casibom giriş jojobet jojobet jojobet jojobet Ngsbahis Ngsbahis giriş Ngsbahis güncel ngsbahis ngsbahis giriş ngsbahis güncel jojobet jojobet giriş jojobet güncel jojobet fixbet fixbet giriş fixbet güncel giriş meritking meritking güncel meritking giriş meritking meritking güncel meritking giriş matbet matbet giriş matbet güncel matbet matbet giriş matbet güncel pusulabet pusulabet giriş pusulabet güncel pusulabet pusulabet giriş pusulabet güncel