Close Menu
Palmeiras FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Palmeiras FM segunda-feira, 27 abril
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Desmatamento na Amazônia cai 17% no 1º trimestre, mas volta a subir em março

    abril 27, 2026

    Professora suspeita de agredir a própria filha em Gurupi será exonerada, diz prefeitura

    abril 27, 2026

    Mulheres que morreram em acidente entre moto e carro em cruzamento no TO eram alegres, trabalhadoras e determinadas, dizem amigos

    abril 27, 2026

    Veja onde fica terreno de R$ 26 milhões que a Prefeitura de Palmas vai entregar a empresa para quitar parte de dívida

    abril 27, 2026

    Taylor Swift registra marcas para sua voz e imagem em meio a preocupações com IA

    abril 27, 2026

    ‘A Fabulosa Máquina do Tempo’, de Eliza Capai, vence prêmio no Festival de Guadalajara no México

    abril 27, 2026

    Madonna anuncia single com Sabrina Carpenter

    abril 27, 2026

    Hayley Williams, vocalista do Paramore, anuncia o primeiro show solo em São Paulo

    abril 27, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Unidade de Mistura da Mosaic em Palmeirante.

    julho 14, 2025

    A Prefeitura Mun. de Palmeirante, Reuniu com ATS Nesta semana para fecha uma parceria com o objetivo de realizar extensão de rede no novo setor do Distrito Paciência.

    julho 4, 2025

    Prefeito Municipal de Palmeirante foi a DF- CAPITAL DO BRASIL- Em busca de recursos para mais investimento na cidade de Palmeirante na Saúde, Educação e Assistência Social …

    março 15, 2025

    Taylor Swift registra marcas para sua voz e imagem em meio a preocupações com IA

    abril 27, 2026

    ‘A Fabulosa Máquina do Tempo’, de Eliza Capai, vence prêmio no Festival de Guadalajara no México

    abril 27, 2026

    Madonna anuncia single com Sabrina Carpenter

    abril 27, 2026

    Hayley Williams, vocalista do Paramore, anuncia o primeiro show solo em São Paulo

    abril 27, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Palmeiras FM
Home»Entretenimento»Joia de Cassiano e do soul brasileiro, o álbum ‘Cuban soul 18 kilates’ chega aos 50 anos sem perda da luminosidade
Entretenimento

Joia de Cassiano e do soul brasileiro, o álbum ‘Cuban soul 18 kilates’ chega aos 50 anos sem perda da luminosidade

março 31, 2026Nenhum comentário0 Visitas

Cassiano (1943 – 2021) na foto exposta na capa do álbum ‘Cuban soul 18 kilates’ (1976)
Paulo Ricardo / Reprodução
♫ MEMÓRIA – DISCOS DE 1976
♬ Álbum ora reeditado (pela segunda vez) no formato original de LP, 50 anos após o lançamento em 1976 pelo selo Polydor (braço popular da gravadora Philips), “Cuban soul 18 kilates” é uma das três preciosas pedras fundamentais da discografia de Genival Cassiano dos Santos (16 de setembro de 1943 – 7 de maio de 2021) – gênio da soul music à moda brasileira – ao lado dos dois antecessores “Imagem e som” (1971) e “Apresentamos nosso Cassiano” (1973).
Sob o prisma mercadológico, “Cuban soul 18 kilates” exemplifica o paradoxo que pautou a trajetória deste cantor, compositor e músico que, na virada dos anos 1960 para os 1970, contribuiu decisivamente para a sedimentação da cena de funk e soul brasileiros, alicerçando em 1970 o primeiro álbum do cantor Tim Maia (1942 – 1998), voz sobressalente nessa cena em que também foram relevantes o pianista Dom Salvador e o cantor Tony Tornado, entre outros nomes.
A contradição reside no fato de que “Cuban soul 18 kilates” se tornou o álbum mais popular de Cassiano por ter sido impulsionado com a inclusão de duas grandes canções do repertório, “A lua e eu” (1975) e “Coleção” (1976), nas trilhas sonoras de duas novelas da TV Globo, “O grito” (1975 / 1976) e “Locomotivas” (1977), respectivamente, mas nem por isso garantiu a continuidade da carreira do artista. Ao contrário.
Após o álbum, Cassiano saiu da Philips e foi para a CBS (tornada Sony Music em 1991) gravar álbum abortado e até hoje dado como perdido. O cantor somente gravaria o quarto álbum em 1991, “Cedo ou tarde”, 15 anos após a edição de “Cuban soul 18 kilates”, já no esquema de feats, regravações e eventuais músicas inéditas.
Hits do álbum que atravessaram gerações, “A lua e eu” e “Coleção” são duas grandes canções românticas de alma soul, com melodias de recorte absolutamente original. Balada de tom melancólico, “A lua e eu” chegou antes do álbum, no fim de 1975, como faixa do LP editado pela gravadora Som Livre com a trilha sonora nacional da novela “O grito”, estreada em outubro daquele ano de 1975.
Já “Coleção” ganharia popularidade e se tornaria um hit radiofônico somente em 1977, veiculada diariamente na novela “Locomotivas” como tema de Fernanda (Lucélia Santos), uma das protagonistas da trama blockbuster das 19h.
Tanto “A lua e eu” como “Coleção” foram compostas por Cassiano com Paulo Zdanowski (28 de fevereiro de 1954 – 29 de setembro de 2023), cantor, compositor, guitarrista e produtor musical carioca que se tornou fundamental na criação e formatação deste terceiro álbum solo do parceiro revelado nos anos 1960 em grupos como Bossa Rio e Os Diagonais.
Conhecido artisticamente como Paulinho Motoka, Zdanowski não somente orquestrou a produção musical do álbum “Cuban soul 18 kilates” ao lado de Gastão Lamounier (1942 – 2001), como assinou com Cassiano todas as nove músicas que compõem o repertório inteiramente autoral do álbum.
Além de “A lua e eu” e “Coleção”, o álbum “Cuban soul 18 kilates” traz pepitas como “Ana”, angustiada balada elevada por Cassiano aos céus em gravação que exemplifica a arquitetura majestosa dos arranjos orquestrados para o disco pelo pianista Don Charles (falecido em 2017) e pelo maestro Miguel Cidras (1937 – 2008)., sendo que o arranjo de “Ana” é de Charles.
Aberto com “Hoje é Natal”, primeira canção natalina do soul brasileiro, o álbum “Cuban soul 18 kilates” é álbum de soul e funk com influências de música brasileira e ecos do som do cantor Otis Redding (1941 – 1967) e do grupo Sly & The Family Stone, referências do soul norte-americano.
Como em 1976 a disco music já começava a dominar as pistas dos Estados Unidos, em ascensão que já reverberava no Brasil, Cassiano bebeu dessa fonte dançante e pop da black music na música “De bar em bar”.
Baixada a maré da inebriante disco music, o tempo fez mais justiça a faixas como “Onda”, tema que se tornaria cultuado desde que foi sampleado em 2002 pelo grupo de rap Racionais MC’s na gravação de “Da ponte pra cá” (Mano Brown), música que fecha o álbum duplo “Nada como um dia após o outro dia” (2002).
Se o groove do funk “Central do Brasil” é puro baile à moda Black Rio, movimento que vivia momento de grande visibilidade naquele ano de 1976, o balanço frenético de “Saia dessa fossa” evoca o suingue de Sly Stone (1943 – 2025) enquanto “Salve essa flor” reveste o álbum de lirismo com apelo poético pela vida e pelo cultivo do amor diante de tantas ervas daninhas no jardim de um Brasil cujo solo vivia então irrigado pelo sangue derramado pela aparelho repressivo da ditadura.
Contudo, essa possível interpretação política da letra nunca foi exposta por Cassiano, soulman romântico e melancólico que legou joias como “Cuban soul 18 kilates”, álbum que fecha a fundamental trilogia fonográfica desde artista paraibano que, embora cultuado, passou anos em injusto e cruel ostracismo, longe dos estúdios de gravação.
O tempo rei se encarregou de consagrar o artista e de lhe garantir lugar de honra na posteridade. O álbum “Cuban soul 18 kilates” chega aos 50 anos sem perda da luminosidade.
Capa do álbum ‘Cuban soul 18 kilates’ (1976), de Cassiano
Paulo Ricardo com arte de Luiz Trimano

Fonte: G1 Entretenimento

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Taylor Swift registra marcas para sua voz e imagem em meio a preocupações com IA

abril 27, 20261 Visitas

‘A Fabulosa Máquina do Tempo’, de Eliza Capai, vence prêmio no Festival de Guadalajara no México

abril 27, 20261 Visitas

Madonna anuncia single com Sabrina Carpenter

abril 27, 20261 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Mariah Carey vai cantar no The Town 2025 em dia que terá Jessie J e Ivete Sangalo

fevereiro 18, 2025116 Visitas

Unidade de Mistura da Mosaic em Palmeirante.

julho 14, 202591 Visitas

Assaltantes invadem residência e roubam dinheiro e joias no interior do Tocantins

fevereiro 15, 202556 Visitas

Prefeito Municipal de Palmeirante foi a DF- CAPITAL DO BRASIL- Em busca de recursos para mais investimento na cidade de Palmeirante na Saúde, Educação e Assistência Social …

março 15, 202555 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.