Close Menu
Palmeiras FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Palmeiras FM sábado, 24 maio
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Acidente envolvendo dois ônibus, carreta e carro deixa quatro feridos na BR-153 

    maio 5, 2025

    Neto obrigou avó a passar senha de contas bancárias antes de matá-la para roubar carro, diz delegado

    maio 5, 2025

    VÍDEOS: Jornal Anhanguera 1ª Edição – TO de segunda-feira, 5 de maio de 2025

    maio 5, 2025

    VÍDEOS: Bom dia Tocantins de segunda-feira, 5 de maio de 2025

    maio 5, 2025

    Produtivo, Renato Teixeira chega aos 80 anos como o mais refinado artesão do cancioneiro folk do Brasil rural

    maio 20, 2025

    Vídeo mostra desentendimento de Denzel Washington com fotógrafo em Cannes

    maio 20, 2025

    Ingressos do The Town: começa pré-venda para o festival em SP

    maio 20, 2025

    Show de Caetano Veloso com Maria Bethânia gera álbum ao vivo, antes de documentário sobre a turnê nacional

    maio 20, 2025

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Prefeito Municipal de Palmeirante foi a DF- CAPITAL DO BRASIL- Em busca de recursos para mais investimento na cidade de Palmeirante na Saúde, Educação e Assistência Social …

    março 15, 2025

    Produtivo, Renato Teixeira chega aos 80 anos como o mais refinado artesão do cancioneiro folk do Brasil rural

    maio 20, 2025

    Vídeo mostra desentendimento de Denzel Washington com fotógrafo em Cannes

    maio 20, 2025

    Ingressos do The Town: começa pré-venda para o festival em SP

    maio 20, 2025

    Show de Caetano Veloso com Maria Bethânia gera álbum ao vivo, antes de documentário sobre a turnê nacional

    maio 20, 2025
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Palmeiras FM
Home»Tocantins»Biólogo explica como é possível jabuti sobreviver por anos preso embaixo de piso de casa: ‘Se adapta fácil’
Tocantins

Biólogo explica como é possível jabuti sobreviver por anos preso embaixo de piso de casa: ‘Se adapta fácil’

fevereiro 15, 2025Nenhum comentário0 Visitas

Moradora acredita que animal vivia no local desde a última reforma que fez, há cerca de 10 anos. Jabuti agora evita a luz solar e possui deformidades no casco. Vídeo mostra jabuti soterrado sendo retirado vivo embaixo de piso de casa
O jabuti encontrado embaixo do piso de uma casa em Itacajá, no nordeste do Tocantins, pode ter sobrevivido quase 10 anos soterrado. O biólogo Aluísio Vasconcelos de Carvalho explicou que esse animal é um réptil onívoro e se adapta com facilidade, pois come tanto animais como vegetais.
“Por ser onívoro e comer de tudo, o que aparecer o jabuti irá comer. Então, como não havia vegetação ou outra coisa para se alimentar, apenas insetos, devido à umidade do ambiente, foi o que ele aprendeu a comer”, afirmou o biólogo.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O animal foi encontrado no dia 7 de fevereiro, quando a moradora Luiza Coelha da Cruz Aguiar, de 60 anos, pediu a um pedreiro que verificasse uma possível infiltração em sua casa. Ela não imaginava que o animal estava embaixo do piso e que pudesse sobreviver tantos anos soterrado.
“Foi inacreditável, pensamos que esse jabuti veio pela carreta de cascalho que pedimos há mais de nove anos para colocar lá [fundo da casa], e ele [animal] deve ter vindo junto bem pequenininho. Quando o retiramos, vimos que tinha algumas deformações no casco, que podem ter sido causadas por ele estar muito próximo à cerâmica e ter ficado imprensado”, relatou Luiza.
Jabuti é encontrado embaixo de piso
Reprodução
O vídeo no qual o pedreiro aparece retirando o jabuti-tinga de dentro do solo viralizou na internet.
“O pedreiro viu que estava fofa a cerâmica e começou a quebrar achando que iria encontrar o vazamento de água. Foi quando ele se deparou com esse jabuti e chamou a gente para ver, ficamos muito surpresos na hora”, relatou a moradora.
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informou que o animal precisa de um tratamento adequado e até o encaminhamento para o Centro de Fauna (Cefau) deve ser mantido com temperatura controlada e acesso à luz solar indireta. (veja a nota abaixo)
Chegou filhote e se adaptou ao ambiente
O jabuti é da espécie Chelonoidis denticulata, mais conhecido como Jabuti-tinga ou jabuti amarelo. O biólogo Aluísio Vasconcelos de Carvalho explicou que é possível esses animais conseguirem sobreviver soterrados, se houver entrada de oxigênio e se for um local com umidade.
“Acredito que esse jabuti pode ter entrado ainda filhote e, à medida que ele foi crescendo, se adaptou. Mas, tinha lugar que havia entrada de oxigênio e principalmente água e umidade, que o ajudou a sobreviver por tanto tempo”, afirmou o biólogo.
O especialista ainda ressalta que a alimentação do animal durante os anos se baseou em insetos que viviam nas mesmas condições.
Desafios das novas adaptações
Jabuti-tinga foi encontrado em soterrado após 10 anos em uma casa na cidade de Itacajá
Arquivo Pessoal
De acordo com Aluísio Vasconcelos, por ter se mantido por muitos anos em um local fechado, sem iluminação, o jabuti desenvolveu sensibilidade à luz.
“Como ele se adaptou a todo esse processo, em ambientes mais escuros, a pele dele não tem a adaptação, como a melanina que ajuda a ficar exposto onde haja sol ou luz. Por isso, será um processo lento dessa nova adaptação”.
O especialista ainda ressalta a falta de nutrição e a deformidade desenvolvida no casco do jabuti-tinga.
“Ele realmente teve uma deficiência nutricional, além disso, podemos ver uma deformação no casco, pele e na própria estrutura do corpo, justamente devido à deficiência alimentar. Ele não tinha os alimentos corretos, mas o que tinha no local”, explicou.
O biólogo orienta um acompanhamento com um veterinário, que recomende uma dieta com os alimentos corretos, para o que o animal posssa se desenvolver. Além disso, o jabuti-tinga precisa ser exposto aos raios solares para não sofrer devido à falta de melanina no corpo.
Íntegra da nota do Instituto Natureza do Tocantins
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informa que o jabuti-tinga encontrado em Itacajá, após possivelmente passar anos soterrado, precisa de cuidados veterinários para avaliar sua condição de saúde e iniciar um tratamento adequado.
Para que o Naturatins encaminhe ao Centro de Fauna (CEFAU) é necessário que a moradora entre em contato por meio do Linha Verde 0800 063 11 55 ou mensagem de texto pelo Linha Verde Zap (63) 99106-7787 e forneça as informações necessárias para o resgate, que também pode ser feito pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros, por meio dos canais de comunicação destas instituições com as quais o Naturatins tem acordos de cooperação.
Até que o animal seja encaminhado, a orientação é que mantenha-o temporariamente em um ambiente seguro, com temperatura controlada e acesso à luz solar indireta. Ofereça água limpa e fresca para hidratação. A alimentação deve ser introduzida gradualmente, com frutas, verduras e folhas adequadas para a espécie.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Acidente envolvendo dois ônibus, carreta e carro deixa quatro feridos na BR-153 

maio 5, 20250 Visitas

Neto obrigou avó a passar senha de contas bancárias antes de matá-la para roubar carro, diz delegado

maio 5, 20250 Visitas

VÍDEOS: Jornal Anhanguera 1ª Edição – TO de segunda-feira, 5 de maio de 2025

maio 5, 20250 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Prefeito Municipal de Palmeirante foi a DF- CAPITAL DO BRASIL- Em busca de recursos para mais investimento na cidade de Palmeirante na Saúde, Educação e Assistência Social …

março 15, 202552 Visitas

Assaltantes invadem residência e roubam dinheiro e joias no interior do Tocantins

fevereiro 15, 202552 Visitas

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202440 Visitas

Asfalto começa a ceder após chuvas e cratera se forma no acostamento da TO-222

janeiro 3, 202535 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2025 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.