Lâmpadas queimadas deixam moradores na escuridão em vários bairros de Gurupi

0
75


Falta de iluminação tem causado insegurança entre os moradores. Segundo os moradores, prefeitura sempre diz que não tem materiais e falta verba. Moradores reclamam da falta de iluminação pública em ruas de Gurupi
Durante a noite os moradores de bairros em Gurupi, no sul do estado, estão andando sob a luz da lua. Só que isso não tem nada de romântico e nem é por opção. O problema é que há muitos trechos em que as lâmpadas estão queimadas e nada do poder público trocar.
A situação vem sendo registrada no Jardim tropical, na região oeste da cidade, e até na Avenida Mato Grosso, no centro de Gurupi. De acordo com o morador Dejacir Silva Rego, a escuridão na rua da casa dele já dura dois meses.
“Dá medo demais. A gente tem filhos que estudam, os vizinhos também e é muito perigoso. Depois das 22h é um caos, fica uma escuridão total”, reclamou.
A dona de casa Marodi Silva Rego foi assaltada no momento que abria o portão de casa após chegar da igreja. “Eu fui entrar na minha casa, mas nesse escuro o ladrão veio, botou a arma e levou o celular. Não vi nem a cara, como que vê nesse escuro?”, lamentou.
Escuridão em Gurupi é uma reclamação em vários bairros
Reprodução/TV Anhanguera
Os moradores já ligaram na prefeitura, mas sempre escutam a mesma desculpa. “Falta de verba e falta de material. Não estou pedindo favor, eu pago iluminação pública, é um direito meu”, disse o Dejacir Silva.
No setor Bela Vista o problema é ainda pior. Na rua 8, por exemplo, são aproximadamente 300 metros de escuridão. O vandalismo seria a causa do problema neste bairro. Em alguns postes falta a haste e a luminária.
A Renize Alves diz que o problema é em várias ruas do bairro. “É perigoso o mato aí. Vai que alguém se esconde para fazer o mal às pessoas. Precisa resolver logo porque pagamos e merecemos ter iluminação no setor inteiro”, disse a moradora.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Gurupi informou que o processo de licitação para aquisição de duas mil novas luminárias está em andamento, mas não deu um prazo para que ele seja concluído.
O município também disse que está processando a empresa que forneceu luminárias de LED na gestão passada, em 2020, porque os equipamentos apresentaram vários problemas e estão queimando com facilidade.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins