Prazo para o pagamento do IPVA vence nesta quarta-feira (15)
Os motoristas do Tocantins devem ficar atentos ao prazo para pagamento do licenciamento de veículos e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) que termina nesta quarta-feira, 15 de outubro.
Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Ao longo do ano, os contribuintes puderam quitar o imposto com desconto à vista ou de forma parcelada, mas nesta reta final, o pagamento só pode ser feito em cota única e sem abatimentos. A quitação é obrigatória e necessária para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e).
Quem não quitar o licenciamento ou o IPVA até o prazo final comete uma infração gravíssima de trânsito. As consequências incluem a aplicação de sete pontos na CNH, multa de R$ 293,47 e retenção do veículo até a regularização.
Há ainda a previsão de uma multa administrativa de R$ 36,86, aplicada sobre o imposto a partir do dia seguinte ao vencimento.
LEIA TAMBÉM:
Prazo para pagar o licenciamento de veículos no Tocantins termina no dia 15 de outubro; veja como acessar boletos
Mais de 600 mil motoristas ainda não quitaram o licenciamento do veículo no Tocantins; prazo vence dia 15
Tocantins tem mais de 47 mil motoristas com carteira de habilitação vencida; saiba como e quanto custa renovar a CNH
Pagamento do IPVA é exigência para emissão do CRLV
João di Pietro/Governo do Tocantins
Como pagar o imposto
Para fazer o pagamento será necessário acessar o portal de serviços no site do Detran/TO e preencher dados como o número da placa do veículo e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), para emitir o boleto. Após o pagamento, a CRLV-e estará disponível no formato digital.
Todo o processo pode ser feito de forma on-line, sem custo adicional e sem a necessidade de ir até uma unidade do Detran/TO.
Segundo um levantamento do órgão, mais de 600 mil motoristas ainda não haviam quitado o licenciamento do veículo até o dia 9 de outubro. O atraso também dificulta o processo de compra e venda, e pode levar o contribuinte a ter o nome inscrito na dívida ativa, o que pode atrapalhar a aprovação de empréstimos.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Reinaldo Carvalho é integrante do programa de estágio entre o Grupo Jaime Câmara e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Patrício Reis.
Fonte: G1 Tocantins