Tom Zé tem a música ‘Clarice’, do álbum ‘Língua brasileira’ (2022), reutilizada na trilha sonora do monólogo ‘A procura de uma dignidade’, de Ana Beatriz Nogueira
Fernando Laszlo / Divulgação
♫ NOTÍCIA
♪ Em 2022, Tom Zé lançou álbum temático, Língua brasileira, derivado do homônimo espetáculo de teatro encenado pelo diretor Felipe Hirsch naquele ano com trilha sonora do cantor e compositor baiano. Neste disco, há canção, Clarice, cuja letra foi escrita por Tom Zé com aliterações e paronomásias sob inspiração da escritora Clarice Lispector (1920 – 1977).
Três anos depois, Clarice, a canção, reverbera na trilha de outro espetáculo de teatro, A procura de uma dignidade, estreado na noite desta sexta-feira, 12 de setembro, pela atriz Ana Beatriz Nogueira.
Em cena no teatro da Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro (RJ), o monólogo A procura de uma dignidade se baseia em conto escrito por Clarice Lispector e publicado há 51 anos no livro Onde estivestes de noite (1974), coletânea de 17 crônicas que expõem as vísceras de um cotidiano banal e por vezes trágico.
É nesse contexto que Clarice, a canção de Tom Zé, ecoa no espetáculo dirigido por Gilberto Grawonski.
♬ Eis a letra de Clarice, música de Tom Zé rebobinada na trilha sonora do espetáculo A procura de uma dignidade (2025):
“Carece, Clarice, esclarecer
Poder nascer e renascer
Tão solene, tão solar
Corajoso coração
E sem ter unguentos aguentar
O pregão das pragas no portão
Tensa resistência
E no sul do absurdo supor
Uma grota, uma porta, uma rota
Para o contra se contra fazer
Nesse quarto minguante que míngua
Uma língua”
Fonte: G1 Entretenimento