Close Menu
Palmeiras FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Palmeiras FM quarta-feira, 29 abril
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Filho de mecânico morto após negar água e energia estava com a família no carro e presenciou o assassinato: ‘Acelerei para socorrer’

    abril 29, 2026

    Suspeito de usar credenciais de policiais do TO para vender dados sigilosos é preso no Paraguai

    abril 29, 2026

    Deputada Janad é levada para sede da PF após fazer saque em banco de Palmas

    abril 29, 2026

    Tribunal Eleitoral cassa prefeito e vice de Goiatins e determina novas eleições

    abril 29, 2026

    GloboPop ganha festa de lançamento com creators e celebridades em SP

    abril 29, 2026

    Shakira assista show no Rio ao vivo

    abril 29, 2026

    Quem é Vintage Culture, DJ sul-mato-grossense que se apresenta antes de Shakira, no Rio?

    abril 29, 2026

    Quem é Maz, DJ que se apresenta antes de Shakira, neste sábado, na Praia de Copacabana?

    abril 29, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Unidade de Mistura da Mosaic em Palmeirante.

    julho 14, 2025

    A Prefeitura Mun. de Palmeirante, Reuniu com ATS Nesta semana para fecha uma parceria com o objetivo de realizar extensão de rede no novo setor do Distrito Paciência.

    julho 4, 2025

    Prefeito Municipal de Palmeirante foi a DF- CAPITAL DO BRASIL- Em busca de recursos para mais investimento na cidade de Palmeirante na Saúde, Educação e Assistência Social …

    março 15, 2025

    Filho de mecânico morto após negar água e energia estava com a família no carro e presenciou o assassinato: ‘Acelerei para socorrer’

    abril 29, 2026

    Shakira assista show no Rio ao vivo

    abril 29, 2026

    GloboPop ganha festa de lançamento com creators e celebridades em SP

    abril 29, 2026

    Suspeito de usar credenciais de policiais do TO para vender dados sigilosos é preso no Paraguai

    abril 29, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Palmeiras FM
Home»Tocantins»Jabuti encontrado embaixo de piso de casa é devolvido à natureza após sete meses de reabilitação
Tocantins

Jabuti encontrado embaixo de piso de casa é devolvido à natureza após sete meses de reabilitação

dezembro 18, 2025Nenhum comentário0 Visitas

Bombou no g1: Jabuti foi achado após viver quase 10 anos preso sob piso de casa no TO
O jabuti-piranga encontrado embaixo do piso de uma casa de Itacajá, na região nordeste do Tocantins, voltou para seu habitat natural. Após mais de seis meses de reabilitação, Donatello, como foi carinhosamente batizado pela equipe do Centro de Fauna (Cefau), em Palmas, conseguiu se recuperar totalmente.
O animal foi descoberto no dia 7 de fevereiro de 2025, na casa da Luiza Coelha da Cruz Aguiar, de 60 anos, durante a verificação de uma suspeita de infiltração. A moradora disse na época que acreditava que o animal estava no local desde a última reforma, que aconteceu 10 anos antes.
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informou que o jabuti passou por avaliação da equipe técnica e recebeu todos os cuidados necessários durante o período de reabilitação, inclusive da reparação no casco.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Jabuti em Centro de Fauna após ser resgatado em Itacajá
Reprodução/Naturatins
Em julho deste ano, após cinco meses de reabilitação, a coordenadora do Cefau, Mayumi Caetano Matuoca, explicou que havia a possibilidade do jabuti voltar à natureza. Mas foi preciso readaptar a dieta dele.
A equipe também teve receio com a questão da luminosidade, mas ele também se adaptou. Com relação à socialização, apresentou comportamento esperado para um jabuti.
A soltura aconteceu no mês de setembro deste ano, em um ambiente adequado para que ele tenha condições de garantir sua sobrevivência, juntamente com outros animais da mesma espécie, conforme Mayumi. O local não foi informado pelo Naturatins.
“Depois que ele saiu da quarentena, ele foi para o recinto junto com outros jabutis, que já estavam em preparação também para a soltura então eles tiveram um comportamento normal da espécie. Ele ficou junto, interagiu com os outros jabutis da forma que o jabuti interage e daí esperamos o tempo ideal. Como ele estava se alimentando normal, ganhando peso e já tinha feito a junção com o grupo de jabutis, a gente fez a soltura do grupo junto”, explicou.
A coordenadora lembrou que o Cefau é um local de triagem e reabilitação de animais e, por isso, o intuito é dar os cuidados até os animais apresentarem condições de voltarem a habitar a natureza.
“Quando o animal está bem de saúde, está dentro do comportamento normal da espécie, a nossa preferência sempre é soltar para que ele tenha uma vida livre igual aos outros animais. A recuperação do casco dele não afeta a possibilidade dele viver solto, por isso que ele foi solto”, comentou.
Jabuti passou por exames no Cefau, em Palmas
Divulgação/Naturatins
LEIA TAMBÉM:
Mulher encontra jabuti vivo embaixo do piso de casa após suspeitar de infiltração e acredita que ele estava preso havia 10 anos
Jabuti resgatado após anos soterrado passa por reabilitação e pode voltar à natureza: ‘Se adaptou super bem’
Jabuti encontrado embaixo de piso de casa tem casco restaurado e é batizado de Donatello por veterinários
Soterrado por anos, adaptação e metabolismo lento: veja o que se sabe sobre jabuti encontrado embaixo do piso de casa
Relembre
Em Itacajá, Luiza e o marido chamaram um pedreiro para verificar uma infiltração na casa deles, no dia 7 de fevereiro deste ano. O profissional identificou que uma parte do piso estava oca e começou a quebrar.
Naquele momento, eles perceberam que, na verdade, se tratava de um jabuti que estava soterrado. Eles suspeitam que o animal chegou ao local em um carregamento de terra, na última reforma realizada na casa, há cerca de dez anos.
Antes do Naturatins buscar o animal, ele ficou em um banheiro reservado. Devido ao tempo que passou embaixo do piso, o jabuti apresentou sensibilidade à luz, o que foi superado com o tratamento no Cefau.
Segundo o biólogo Aluísio Vasconcelos de Carvalho, em entrevista ao g1, o animal é da classe dos répteis e onívoro, ou seja, come tanto animais quanto vegetais, o que facilitou a adaptação. O jabuti possui um metabolismo lento e, por causa disso, pode ter sobrevivido por tanto tempo embaixo do piso.
Outro fator que pode ter contribuído para a sobrevivência dele foi a estivação, quando o réptil reduz a atividade metabólica durante períodos de calor e seca. Dessa forma, ele economiza energia, se protege da desidratação e pode entrar em estado de dormência.
Quando foi levado ao Cefau, os especialistas identificaram ainda que o jabuti media 35 centímetros de comprimento por 29 de largura e pesava quase três quilos. Apesar das condições em que ele foi encontrado, o tamanho é adequado, mas havia uma deformidade no casco, que necessitou de restauração realizada em parceria com a UniCatólica.
Jabuti resgatado vivo embaixo de piso recebe cuidados e deve ficar de quarentena
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Filho de mecânico morto após negar água e energia estava com a família no carro e presenciou o assassinato: ‘Acelerei para socorrer’

abril 29, 20261 Visitas

Suspeito de usar credenciais de policiais do TO para vender dados sigilosos é preso no Paraguai

abril 29, 20261 Visitas

Deputada Janad é levada para sede da PF após fazer saque em banco de Palmas

abril 29, 20261 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Mariah Carey vai cantar no The Town 2025 em dia que terá Jessie J e Ivete Sangalo

fevereiro 18, 2025116 Visitas

Unidade de Mistura da Mosaic em Palmeirante.

julho 14, 202591 Visitas

Assaltantes invadem residência e roubam dinheiro e joias no interior do Tocantins

fevereiro 15, 202556 Visitas

Prefeito Municipal de Palmeirante foi a DF- CAPITAL DO BRASIL- Em busca de recursos para mais investimento na cidade de Palmeirante na Saúde, Educação e Assistência Social …

março 15, 202555 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.