Close Menu
Palmeiras FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Palmeiras FM segunda-feira, 18 maio
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Assalto com live foi interrompido após cliente sair para acalmar filho e ver criminosos entrando na loja

    maio 17, 2026

    Aprovada em veterinária, jovem estuda na mesma universidade onde a mãe trabalha nos serviços gerais: ‘É muito especial’

    maio 17, 2026

    Mega-Sena: duas apostas do Tocantins acertam a quina e levam prêmios

    maio 17, 2026

    Moradora do TO completa 100 anos e revela sua receita para longevidade: ‘Rezar e ter muita fé’

    maio 17, 2026

    Noca da Portela, bamba militante, deixa grandes sambas ao morrer aos 93 anos

    maio 18, 2026

    João Gomes e Jota.pê revelam inspiração para ‘Dominguinho 2’ e dividem palco em Florianópolis

    maio 17, 2026

    Vozes de Mônica Salmaso, Roberta Sá e Paula Fernandes sobressaem no álbum nordestino de padre Fábio de Melo

    maio 17, 2026

    Livros sobre Gilberto Gil, Tom Jobim, Nora Ney e Marcos Ariel ampliam a bibliografia musical brasileira

    maio 17, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Unidade de Mistura da Mosaic em Palmeirante.

    julho 14, 2025

    A Prefeitura Mun. de Palmeirante, Reuniu com ATS Nesta semana para fecha uma parceria com o objetivo de realizar extensão de rede no novo setor do Distrito Paciência.

    julho 4, 2025

    Prefeito Municipal de Palmeirante foi a DF- CAPITAL DO BRASIL- Em busca de recursos para mais investimento na cidade de Palmeirante na Saúde, Educação e Assistência Social …

    março 15, 2025

    Noca da Portela, bamba militante, deixa grandes sambas ao morrer aos 93 anos

    maio 18, 2026

    João Gomes e Jota.pê revelam inspiração para ‘Dominguinho 2’ e dividem palco em Florianópolis

    maio 17, 2026

    Vozes de Mônica Salmaso, Roberta Sá e Paula Fernandes sobressaem no álbum nordestino de padre Fábio de Melo

    maio 17, 2026

    Homem se tranca em casa com faca e é preso por violência doméstica após duas horas de negociação, diz PM

    maio 17, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Palmeiras FM
Home»Tocantins»Carreta de ácido sulfúrico é retirada de rio quase dez meses após cair com ponte entre o Tocantins e o Maranhão; VÍDEO
Tocantins

Carreta de ácido sulfúrico é retirada de rio quase dez meses após cair com ponte entre o Tocantins e o Maranhão; VÍDEO

outubro 20, 2025Nenhum comentário1 Visitas

Vereador Elias Júnior filmou a retirada da carreta do Rio Tocantins
A carreta que carregava ácido sulfúrico e caiu com o colapso da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre o Tocantins e o Maranhão foi retirada da água nesta segunda-feira (20), quase dez meses após o acidente. Cinco veículos ainda estão submersos no Rio Tocantins.
O vão central da ponte, que ligava os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) pela BR-226, caiu no dia 22 de dezembro de 2024, deixando 14 mortos, três desaparecidos e um ferido. Carretas, caminhonetes, carros de passeio e motos foram parar no fundo do rio com escombros.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Na manhã desta segunda-feira, equipamentos utilizados para a retirada dos veículos conseguiram içar os eixos que transportavam o tanque com o material (assista acima). A reflutuação do veículo aconteceu ainda no sábado (18), segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT).
O vereador de Aguiarnópois, Elias Júnior (Republicanos) conseguiu gravar o momento que a carreta foi retirada do Rio Tocantins. Ele também estava presente no momento em que a ponte colapsou e desabou, no ano passado.
Mergulhadores e equipamentos especializados estão sendo utilizados na operação para recuperar os veículos. Entre eles estão geradores, compressores, além de balões de diferentes capacidades, guindaste e escavadeira.
Outros veículos que também estavam no fundo do rio já foram resgatados. A operação começou com a retirada de uma caminhonete, em agosto deste ano. Também já foram retirados outros caminhões.
LEIA TAMBÉM:
Caminhão de agrotóxicos que caiu com ponte entre o Tocantins e o Maranhão é retirado de rio; VÍDEO
Vídeo mostra carreta emergindo do Rio Tocantins; veículo levava ácido sulfúrico durante desabamento da ponte entre TO e MA
Caminhonete que caiu com ponte que desabou entre TO e MA é retirada do fundo do rio quase 8 meses depois
O DNIT informou que atualmente, um veículo (cavalo + carreta), um cavalo mecânico, uma caminhonete e duas motocicletas permanecem submersos. Para retirar os veículos será preciso realizar trabalhos de drenagem, já que ocorreu um assoreamento do ponto onde afundaram. O departamento afirmou que esta etapa é de “alta complexidade técnica que depende de condições ambientais adequadas para preservar a segurança das equipes e a integridade dos equipamentos”.
Por causa da carga da carreta, foram feitas análises na água e segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), os resultados não indicaram alterações na qualidade hídrica do Rio Tocantins. isso porque, segundo o DNIT, o volume de água do rio é superior à quantidade de ácido derramado, o que possibilitou a diluição imediata da substância.
Também não houve impactos ambientais na fauna por causa do derramamento da carga de ácido sulfúrico.
Momento da retirada da carreta nesta segunda-feira (20)
Reprodução/Elias Júnior
Relembre
O vão da ponte desabou por volta das 14h50 do dia 22 de dezembro do ano passado. Na época foi apurado pelas forças de segurança que duas caminhonetes, um carro, três motos e quatro caminhões passavam pelo local no momento do colapso. Três desses caminhões carregavam ácido sulfúrico e agrotóxicos.
As ações para início da retirada dos veículos e posterior remoção dos galões dependeu de um mapeamento da área e um estudo técnico, conforme detalhou o departamento anteriormente.
O momento em que a estrutura cedeu foi registrado pelo vereador Elias Junior (Republicanos). O que restou da estrutura antiga, após a queda, foi demolido no dia 2 de fevereiro e, logo depois, começaram as obras. A previsão é de que a obra seja entregue ainda em 2025.
Íntegra da nota do DNIT:
O DNIT informa que a operação de reflutuação de veículos submersos no Rio Tocantins, desde o desabamento da ponte JK, em dezembro de 2024, segue avançando, seguindo cronograma planejado e rígidos protocolos de segurança.
Neste sábado (18), a carreta que transportava ácido sulfúrico foi totalmente reflutuada, com a retirada finalizada nesta segunda-feira (20). A elevação segura e controlada do veículo contou com uma equipe especializada de dez mergulhadores e o uso de balões de reflutuação com capacidade de até cinco toneladas.
Na segunda-feira (13), o DNIT retirou também o cavalo mecânico do caminhão Volvo/FH 500, dando continuidade às etapas da operação. Além disso, três bombonas de defensivos agrícolas foram localizadas e removidas. Todos os veículos recuperados estão sendo encaminhados à Polícia Rodoviária Federal (PRF) para os devidos procedimentos legais.
A operação mobiliza uma estrutura técnica completa, incluindo geradores de 40 e 170 kVA, compressor de 910 pcm, tenda de cobertura, lancha e balsa de apoio, balões de diferentes capacidades, guindaste e escavadeira, garantindo a execução segura e eficiente das atividades.
Atualmente, um veículo (cavalo + carreta), um cavalo mecânico, uma caminhonete e duas motocicletas permanecem submersos no leito do rio. Parte desses veículos ainda não foram localizados devido ao assoreamento, o que exigirá trabalhos de dragagem, uma etapa de alta complexidade técnica que depende de condições ambientais adequadas para preservar a segurança das equipes e a integridade dos equipamentos.
De acordo com nota conjunta da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), as análises realizadas não indicaram alterações na qualidade hídrica do Rio Tocantins. O volume de água do rio é significativamente superior à quantidade de ácido derramado, o que possibilitou a diluição imediata da substância.
Os órgãos ambientais também informaram que não foram identificados impactos negativos à fauna local em decorrência do incidente. Desde o momento do acidente até o presente, em nenhum período foram registradas alterações na qualidade da água.
O DNIT segue acompanhando cada fase da operação e mantendo articulação com os órgãos competentes para garantir a segurança ambiental, a integridade da área e a transparência das informações relacionadas ao caso.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Assalto com live foi interrompido após cliente sair para acalmar filho e ver criminosos entrando na loja

maio 17, 20261 Visitas

Aprovada em veterinária, jovem estuda na mesma universidade onde a mãe trabalha nos serviços gerais: ‘É muito especial’

maio 17, 20261 Visitas

Mega-Sena: duas apostas do Tocantins acertam a quina e levam prêmios

maio 17, 20261 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Mariah Carey vai cantar no The Town 2025 em dia que terá Jessie J e Ivete Sangalo

fevereiro 18, 2025117 Visitas

Unidade de Mistura da Mosaic em Palmeirante.

julho 14, 202591 Visitas

Biólogo do Tocantins vai realizar sonho de infância ao participar de expedição na Antártica: ‘Diferente de tudo’

dezembro 21, 202477 Visitas

Prefeito Municipal de Palmeirante foi a DF- CAPITAL DO BRASIL- Em busca de recursos para mais investimento na cidade de Palmeirante na Saúde, Educação e Assistência Social …

março 15, 202556 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.