Gestores têm até 17 de fevereiro para retirar os materiais em Palmas e Araguaína, senão a remessa volta para o estoque estadual. Testes devem ser retirados em Palmas e Araguaína
Divulgação/SES
O Laboratório Central do Estado (Lacen), disponibilizou aos municípios remessas de testes rápidos para identificação da Covid-19. Cada cidade tem até o dia 17 de fevereiro para realizar a retirada nas unidades de Palmas e Araguaína.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a quantidade de testes disponíveis é baseada no número de notificações no período entre novembro e dezembro de 2022. Por isso, a diretora de doenças transmissíveis e não transmissíveis da SES, Gisele Luz, explicou que cada cidade deve registrar nos sistemas oficiais do Ministério da Saúde as confirmações ou casos descartados da doença.
Todos os municípios foram receberam ofício para que retirem as remessas de testes rápidos. Se isso não acontecer, o material volta para o estoque estadual para atender demandas de urgência e emergência de outras cidades.
LEIA TAMBÉM:
Boletim registra 753 novos casos e cinco mortes por Covid-19 no Tocantins
“Para retirada, deve-se seguir o fluxo normal, com a apresentação do ofício assinado pelo (a) Secretário (a) Municipal de Saúde com a solicitação”, destacou a SES.
Também para o monitoramento, a SES orienta que os gestores mantenham a realização do exame RTq-PCR, mesmo com a disponibilidade dos testes rápidos, para “realizar o sequenciamento genômico e monitorar as variantes do SARS-CoV-2”
O PCR é indicado pela pasta para os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e em casos suspeitos da Covid-19.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins